Uma pergunta comum é a idade que deve-se consultar o urologista pela primeira vez?
Responsável por cuidar do sistema urinário de mulheres e homens, e tratar dos órgãos reprodutores masculinos, o urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças como cálculo renal, câncer de bexiga, de próstata e infecções urinárias. A indicação é que seja feito um acompanhamento anual para prevenir problemas urológicos, independente da faixa etária.
Nos caso dos homens, a primeira vez no urologista pode ser no início da puberdade, quando o médico vai avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais e orientar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O exame físico da genitália e a análise das mudanças nesta fase da vida podem ajudar no diagnóstico de diferentes doenças.
A consulta começa com um diálogo sobre pontos relevantes da saúde masculina, seguido por exames para avaliar a bolsa escrotal, testículos e pênis. Quando necessário, o urologista particular solicita exames complementares, que auxiliam na confirmação de hipóteses diagnósticas e no planejamento de algum tratamento necessário.
A partir dos 40 anos, a visita de pacientes homens ao urologista têm como foco a prevenção contra o câncer de próstata, preocupação que deve ser redobrada até os 50 anos, quando aumenta a incidência desse tipo de doença.
Os casos mais comuns tratados por médicos dessa especialidade são impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade, pedra nos rins, dificuldade em urinar, incontinência e infecções urinárias, inflamação no trato urinário e varicocele (dilatação das veias do testículo).
Entre em contato por aqui para consultar o urologista pela primeira vez.
Agendar consulta
Agendar check-up