Cirurgia de Uretra
Dr. Julio Bissoli possui treinamento específico em cirurgia de uretra feito na Inglaterra e atuação no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A uretra é um canal que faz parte do sistema urinário, por onde a urina é transportada para fora do corpo. Começa na bexiga e termina no pênis ou na vulva. No homem, também serve de passagem para o esperma durante a ejaculação e mede cerca de 16 cm. Para entender a anatomia da uretra em detalhes, confira aqui.

Devido uma doença chamada Estenose de Uretra, quando a via está parcialmente ou totalmente obstruída, é necessário o procedimento chamado de

Cirurgia de Uretra

para normalizar o fluxo urinário, que fica reduzido ou até interrompido. De acordo com o

especialista em cirurgia de uretra

, urologista Julio Bissoli, a estenose costuma resultar de uma lesão anterior, principalmente de cicatrização inadequada, o que provoca redução do diâmetro da uretra, dificultando ou impedindo a micção.



A estenose de uretra ou estreitamento da uretra é mais comum em homens jovens, entre os 20 a 40 anos. As causas do estreitamento da uretra normalmente tem relação com traumas na região do períneo ou traumas no pênis. Este estreitamento da uretra não tem tratamento clínico, ou seja, com medicamentos. Existem algumas condutas intermediárias, como a dilatação do canal da uretra com a utilização de uma sonda.

Eu, como urologista com especializações e forte atuação em procedimento na uretra, avalio os pacientes que chegam à clínica queixando-se de jato fraco, necessidade de acordar à noite para urinar, ardência, pequenas perdas no caminho do banheiro e demora para terminar de urinar.

Com treinamento específico em cirurgia de uretra feito na Inglaterra e atuação no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, considero a condição geral do paciente, realizo o procedimento cirúrgico e o acompanho, garantindo a pronta recuperação e continuação do tratamento, se necessário.

Reconstrução da Uretra


Quando as estenoses são relativamente curtas, o trecho de uretra afetado pode ser retirado e os cotos uretrais são novamente unidos com pontos de sutura. Caso a estenose seja longa, é possível o reparo com uso de retalhos e enxertos, em procedimentos com maior taxa de sucesso.

Caso confirmado o diagnóstico de estreitamento da uretra, o procedimento cirúrgico é o melhor para permitir a passagem normal da urina no longo prazo, devolvendo bem-estar ao paciente e minimizando sintomas desagradáveis.

Estou bem familiarizado com as técnicas de Uretroplastia, já que o modo do reparo pode ser definido ou modificado no transcorrer da intervenção cirúrgica.

Temos que entender que algumas regiões da uretra podemos cortar e emendar - reconstrução da uretra, como se fosse um cano. Assista o vídeo acima em que detalho o procedimento.

A região da Uretra Bulbar, por estar em uma curva natural, consegue-se soltar os tecidos ao redor da Uretra e simplesmente cortar e aproximar as bordas. É óbvio que isso vai depender do tamanho do estreitamento e do tamanho da uretra - da haste peniana. Geralmente o estreitamento de até 2 a 2,5 centímetros, consegue ser tratado dessa forma, isso se chama Uretroplastia Anastomóstica.

Quando a distancia é mais longa ou a uretra é próxima da próstata, na região membranosa, a anastomose é mais difícil, são casos mais desafiadores, mas é possível também utilizar essa técnica. No pênis, não consegue fazer isso, porque se simplesmente cortar e emendar a uretra na região do pênis, ele vai ficar torto, vai ficar envergando para baixo.

Outras coisas que podemos fazer nessa região, como alternativa, são os enxertos. Enxerto é pegar o tecido saudável de uma outra parte do corpo e implantar nessa região, mais ou menos como fazem no gramado. A região que mais se usa, é a região da boca, a mucosa jugal.

Esses enxertos da região bucal, são geralmente colocados na Uretra, na região do dorso, na frente ou mesmo na lateral da Uretra, qualquer um dos modos é possível.

Qual o objetivo do enxerto na Uretra? É pegar aquele cano, abrir, transformar ele em uma calha, a medida que colocar tecido novo ao redor dele, você consegue ampliar esse tecido. A largura ideal para esse tecido ampliado é 3 a 3,5 centímetros.

Mesmo que o enxerto diminua ao longo do tempo, não vai ter sintomas até essa placa medir mais ou menos 1,5 cm.

Falhas na Cirurgia da Uretra


O que pode dar errado na cirurgia de Uretra, mesmo sendo bem feita e o paciente ter saído da sala cirúrgica com uma sonda calibrosa?

Uma das possíveis falhas do procedimento cirúrgico pode ser o leito no qual foi "plantada" a mucosa oral, não permitindo crescer ou a pele que o paciente tinha ser debilitada, com múltiplas cirurgias prévias.

Uma causa que pouca gente fala, mas como

Urologista Cirurgia de Uretra

preciso falar, é o motivo anatômico. Quando "corrijo" alguém, sempre busco "hiper corrigir" e não ficar preso ao estreitamento de uretra.

No vídeo acima, mostro uma ampulheta para ter uma ideia. Um tubo que segue normal até acontecer o estreitando do calibre. Se na consulta eu fosse falar para um paciente que ˜seu estreitamento de uretra é bem curto˜. Isso seria uma mentira. Não é assim que avalio o estreitamento de uretra.

Quando considero o tratamento de estenose da uretra, tenho que considerar não só a área com defeito mais aparente, mas toda a área que vai diminuindo de calibre em direção a ela.

Toda essa área também é doente. Temos a fibrose principal, no meio, mas toda a área, até o estreitamento, é doente. Então você vê que, nesse exemplo do vídeo, ele é bem maior que só aquele cantinho de mais fibrose.

Nós , urologistas, chamamos isso de área em ponta de lápis. A área em que vai afinando até o estreitamento. Uma das questões que aumenta a taxa de sucesso da cirurgia é "hiper corrigir" esse paciente para um pouquinho além da área de ponta de lápis.

Agende sua consulta presencial no bairro de Perdizes, em São Paulo, ou por TeleConferência - em todas as regiões do Brasil - para obter um diagnóstico preciso e esclarecer dúvidas sobre a cirurgia de uretra.

Agendar consulta Agendar check-up