< LER OUTRAS NOTÍCIAS

Entendendo a anatomia da Uretra

Vamos entender a Anatomia da Uretra? A Uretra é um cano, que começa na ponta da glande, que chamamos de “meato”. Nessa porção, a Uretra é um tecido que parece uma esponja, aliás o nome de todo esse tecido que recobre a Uretra no Pênis é chamado de “tecido esponjoso”. Ele também é erétil, enche de sangue quando se tem ereção, logo depois do meato, que é a porta de entrada da Uretra, ele tem uma pequena dilatação, que se chama “Fossanavicular”.

Na sequência, temos as partes da Uretra Peniana, logo no começo, depois da glande. Percebe-se que a Uretra tem uma esponja fina, ao longo da haste do pênis, essa esponja vai aumentando em espessura, principalmente na parte de baixo que se chama de “porção ventral”, a barriga da Uretra. Ao se aproximar da região do escroto tem uma curva, logo após a curva muda o nome da Uretra, chama de “Uretra Bulbar”, são as duas curvas basicamente, é quase um “S”, que são os limites da Uretra Bulbar.

Quando acaba a esponja, tem uma glândula que solta uma secreção, que lubrifica a Uretra, logo atrás tem a “Uretra Membranosa”. Então a Uretra Membranosa e a Prostática, não tem mais a esponja, chamamos de “Uretra posterior”, estão logo abaixo do osso do Púbis, aquele osso do pé da barriga. Após a Uretra Prostática acabar, se chega no “Colo vesical”, basicamente é o estreitamento da bexiga, tudo no corpo que se estreita, que faz um pescoço, se chama de colo.

A Uretra no colo vesical, passa pela Uretra Prostática, a Uretra Membranosa, quando ela passa a ter esponja, passa a ser rodeada por esse tecido, é a Uretra Bulbar, depois do Escroto, passa a ser Uretra Peniana, na glande ela tem a fossa Nasicular, a ponta dela é o Meato. Essa que é a anatomia da Uretra, perceba que ela é bem grande na Uretra Bulbar, a esponja dela é bem viva, isso muda como vou reconstruir a Uretra, como posso realizar a cirurgia de Uretra.

Entender essa estrutura, faz entender por que tem alguns machucados específicos, quando se tem uma fratura de bacia, sangramento que ocorre na Uretra Superior, rasga a Uretra Membranosa e faz subir as estruturas, deixando a Uretra Bulbar presa nos ligamentos que temos no Períneo. Da mesma maneira, quando se tem uma queda “cavaleiro” ou uma batida contra o tanque de uma motocicleta, tem um machucado na Uretra Bulbar, com sangramento na região do Escroto.

Para facilitar o entendimento, confira as considerações no vídeo abaixo.



Agendar consulta Agendar check-up