Check-up da Próstata
Especialista de próstata renomado internacionalmente para a avaliação completa, garantindo a sua perfeita saúde e a boa condição de sua próstata.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens, que se deparam com alterações em exames e/ou sintomas indesejados que revelam essa complicação, mais comum em homens a partir dos 60 anos.

Exatamente por isso e devido aos riscos que essa doença traz, consultar-se com um urologista particular e fazer um

check-up da próstata

é fundamental para garantir que eventuais problemas sejam detectados o quanto antes.

Em geral, recomenda-se que o check-up da próstata com um urologista seja feito anualmente, a partir dos 40 anos.

Mesmo que não haja sintomas, é fundamental que o homem visite um especialista em próstata, que fará uma avaliação clínica e prescreverá exames adicionais para garantir a perfeita saúde da sua próstata.

Normalmente, os exames necessários para o check-up da próstata são o exame de sangue PSA e o toque retal.

Aproveite para saber mais sobre:

Câncer de Próstata Aumento Benigno de Próstata

No caso do exame de sangue PSA estar elevado ou o toque retal ser identificado como alterado, o especialista em Check-up da Próstata, Dr Julio Bissoli, solicitará a biópsia de próstata.

A biópsia de próstata diferentemente da biópsia em outras partes do corpo, não foca normalmente em uma região específica, ela normalmente é randômica. Utilizando-se um aparelho de ultrassom, via transretal (da mesma maneira que o toque retal chega a próstata) divide-se a próstata em 6 regiões (sextantes) e aplicam-se em média 2 “tiros”com uma pequena agulha (podem ser mais se existirem regiões suspeitas ou a próstata for muito grande – isso varia) em cada uma das subdivisões da próstata.

Quando se tem o resultado da biópsia da próstata, utilizam-se estas regiões para “mapear” onde está o tumor e qual sua proporções em relação a próstata toda. Informações como a proporção de fragmentos acometidos dentre o total de biópsias e proporção com tumor em cada fragmento. Isso definirá a qualidade da biópsia realizada em refletir o real estado do tumor no paciente.

Em uma consulta de rotina, Dr Julio, além de se tranquilizar em relação à sua saúde urológica, é possível, ainda, esclarecer dúvidas sobre determinados sintomas e condições que possivelmente estão incomodando o paciente, etc.

Dr. Julio é urologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e atua fortemente na prevenção, detecção e controle das doenças da próstata, conduzindo cirurgias, se necessário, e avaliando, com o paciente, o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades e condições.

Cuide da saúde da sua próstata e tranquilize-se com um

check-up prostático

completo. Marque uma consulta com o Dr. Julio Bissoli e realize o

exame da próstata

.

Carregando vídeo...

Existem atividades, alimentos ou algo prejudicial a Próstata?

Não existem atividades específicas que prejudiquem a próstata, existem atividades que podem alterar o valor do PSA (exame de rotina).

Apesar de serem objetos de discussão, normalmente assume-se que atividades que envolvam trauma no períneo possam alterar o PSA (cavalgar, andar de moto, sexo) e por isso alguns laboratórios vão orientar a não realizar essas atividades antes de colher o exame.

Nenhum alimento ou hábito aparentemente prejudica a próstata, sabemos que seu crescimento e o crescimento do câncer de próstata tem relação com a testosterona, mas indivíduos que fazem reposição hormonal e mantém os níveis de hormônio adequadamente monitorados não mostraram risco aumentado de câncer ou hiperplasia da próstata.

Agendar consulta Agendar check-up