A desinformação e a deturpação dos fatos fazem com que falsas crenças sejam tidas como verdade, o que desestimula ou até impede com que muitos homens façam exames de rotina e procedimentos que podem ser benéficos para a vida do paciente.
Como é o caso da Vasectomia. Uma cirurgia simples, o mais eficaz método contraceptivo, que devido medos ou incertezas, levam à desistência do procedimento. Sendo assim, é importante conversar com o seu urologista particular e reunir informações precisas sobre a técnica, que não chega a durar mais que 60 minutos e nem precisa de anestesia geral para sua realização.
Antes da cirurgia com o
especialista em vasectomia
, podem ser solicitados exames para identificar possíveis fatores de risco e para evitar complicações intra-operatórias são administrados antibióticos para prevenir infecções de pele e o paciente é orientado a aparar os pelos na região do escroto.
A
Se o paciente optar por um procedimento com sedação, ele entra e sai do hospital no mesmo dia e por ser um procedimento rápido e pouco invasivo, pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico. Em menos de uma hora, o homem está liberado para voltar às atividades normais.
Vasectomia São Paulo
pode ser feita até com anestesia local com apenas um pequeno corte em cada lado da bolsa testicular, utilizado para localizar e isolar os canais deferentes. Com isso, o especialista em Vasectomia Dr Julio Bissoli, corta e liga definitivamente com um fio não absorvível os canais deferentes, dois pequenos tubos que saem dos testículos, por onde passam os espermatozoides até a próstata no momento da ejaculação.Se o paciente optar por um procedimento com sedação, ele entra e sai do hospital no mesmo dia e por ser um procedimento rápido e pouco invasivo, pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico. Em menos de uma hora, o homem está liberado para voltar às atividades normais.
Pós-operatório
Depois da cirurgia de vasectomia São Paulo, pode haver pequeno inchaço na região do escroto. Por isso é recomendado usar cueca justa no pós-operatório e durante até três dias na recuperação. As complicações mais comuns são dores, hematomas ou infecção no corte da ferida, conforme relata o urologista Julio Bissoli.
O ideal é que o paciente só volte a dirigir um dia depois da cirurgia, e permaneça até uma semana sem fazer esforço físico, carregar peso ou praticar atividade esportiva, tempo mínimo também para retomar a atividade sexual.
Mesmo com o procedimento, é fundamental utilizar método anticoncepcional por pelo menos até cerca de 20 ejaculações, esse é o estoque que temos de espermatozóides viáveis nas nossas vesículas seminais dentro da próstata. Nesse intervalo é necessário fazer um exame de esperma para nos certificarmos da eficácia da cirurgia, ou seja, que o líquido seminal não possua mais espermatozoides. A falha é bastante incomum, e atinge somente 0,05% (1 a cada 2000) dos que fazem a vasectomia retificando a vasectomia como o procedimento de maior eficácia e eficiência para a esterilização voluntária
Mitos e tabus
Conforme comenta o especialista em vasectomia, Julio Bissoli, uma das grandes dúvidas em relação à cirurgia é a possibilidade de reverter o procedimento. Essa chance existe e é opção de 5% dos homens que realizam o método contraceptivo. A técnica, mais complexa do que a inicial, consiste no realinhamento e religação dos canais. As taxas de sucesso variam de caso a caso e são maiores dentro de 10 anos após o procedimento de vasectomia.
Outro grande mito tem a ver com a libido e o desempenho sexual do paciente. A vasectomia não interfere em nenhum desses aspectos e nada tem a ver impotência. Ao contrário, pesquisas indicam que muitos homens tiveram melhora nas ereções, nos orgasmos, e sentiram até mais excitação pois deixaram de ter uma preocupação com a possibilidade de engravidar.
É importante frisar também que a cirurgia não chega a mexer no pênis, excluindo qualquer tipo de interferência no órgão, seja no tamanho ou na sua sensibilidade e as incisões realizadas no escroto pela própria natureza enrugada de sua pele, tornam-se imperceptíveis com o passar do tempo. Não é possível saber se um homem é ou não é vasectomizado baseando-se apenas na observação.
O homem continua a ejacular normalmente, praticamente a mesma quantidade, e a única mudança real é que não terá mais espermatozoides no seu sêmen.
Agende sua consulta com o Dr Julio Bissoli no bairro de Perdizes, em São Paulo.
Agendar consulta Agendar check-up