HPV nos Homens: urologista esclarece as dúvidas

HPV, o vírus do papiloma humano, tem ganhado destaque nas campanhas de saúde por ser um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero nas mulheres. Porém, os homens não estão imunes às consequências deste vírus. Como urologista, vejo um aumento no interesse e nas dúvidas sobre o HPV entre os homens, principalmente quando se trata da vacinação. E é sobre isso que resolvi falar aqui e no meu Canal do YouTube.

Os homens podem ser portadores do HPV e, mesmo que muitos não desenvolvam sintomas, podem transmitir o vírus para suas parceiras. Nos homens, o HPV pode causar verrugas genitais e está associado a alguns tipos de câncer, como o câncer de pênis, ânus e orofaringe.

Vacinação em Homens: quando e por quê?

Conforme discutido em meu canal do YouTube, existem diretrizes claras do SUS para vacinação. Contudo, no sistema privado, a abordagem pode ser diferente. Em minha opinião clínica, a vacinação deve ser considerada em qualquer indivíduo que esteja exposto ao vírus, independentemente da idade. Se alguém está sexualmente ativo, recomendo a vacinação.

Para aqueles que ainda não iniciaram sua vida sexual, a vacinação pode não apresentar benefícios imediatos, mas isso não significa que não devam considerá-la para o futuro.

Uma ressalva importante: pacientes que apresentam episódios recorrentes de papiloma vírus se beneficiam da vacinação, mesmo que estejam fora da faixa etária padrão. A vacinação, neste caso, pode fortalecer a imunidade contra o HPV, reduzindo as reativações do vírus. Estudos indicam que a vacinação pode reduzir em até 50% as visitas médicas necessárias para tratar recorrências.

Tratamentos existentes

É crucial entender que não há medicamentos orais específicos eficazes contra o HPV. O que temos à nossa disposição são tratamentos tópicos. Dada a natureza permeável das verrugas causadas pelo HPV, esses tratamentos penetram na lesão, permitindo sua eliminação. Pomadas, cremes e tratamentos de congelamento são algumas das opções disponíveis.

O HPV não é apenas uma preocupação para as mulheres. Os homens também são afetados pelo vírus e devem ser proativos em sua prevenção e tratamento. A vacinação desempenha um papel fundamental nesse processo. Se você é homem e está preocupado com o HPV, discuta suas opções com um urologista de confiança.

Se estiver em São Paulo, agende uma consulta. Estou aqui para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e orientá-lo na prevenção e tratamento adequados contra o HPV.