< LER OUTRAS NOTÍCIAS

Estímulo do Eixo da Testosterona

O tema é a Testosterona. Muitos tem falado sobre o estímulo do Eixo da Testosterona. O eixo da testosterona, também conhecido como eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HHG) ou eixo hipotálamo-hipófise-testicular (HHT) nos homens, é um sistema de regulação hormonal que controla a produção e liberação de hormônios sexuais, incluindo a testosterona.

Em resumo, o eixo da testosterona é um mecanismo de controle hormonal que regula a produção e liberação de hormônios sexuais, garantindo o equilíbrio e funcionamento adequado do sistema reprodutivo.

Mas antes de começar, o que é a testosterona? A testosterona pode ser entendida como o hormônio responsável por algumas características típicas do sexo masculino, como o crescimento de pelos faciais e corporais, o engrossamento da voz durante a puberdade, o aumento da massa muscular e a manutenção da libido. Além disso, a testosterona também está envolvida em processos como a produção de glóbulos vermelhos, a distribuição de gordura no corpo e a regulação do humor.



O LH é um hormônio produzido e liberado pela glândula pituitária, localizada no cérebro. Ele desempenha um papel fundamental na regulação do sistema reprodutivo, estimulando a produção de hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrogênio e progesterona nas mulheres.

Este hormônio é dosado no sangue junto com a testosterona para nos dizer o quanto estamos “pisando no acelerador” com o testículo para entregar a Testosterona.

Pense na testosterona como a velocidade que o carro está andando e o hormônio LH o quanto estamos pisando no acelerador. Isso vai dar uma ideia se estamos forçando o testículo ou não.

O resultado do exame que apresenta o LH baixo com um nível alto de Testosterona, significa que estamos andando tranquilamente com aquele testículo. Ou seja, temos uma grande reserva testicular.

Quando o resultado do paciente apresenta uma Testosterona baixa e o LH alto, se vê que ele já não tem muito o que entregar com aquele “motor”. Ele já está forçando, entregando uma velocidade baixa. Normalmente, esses pacientes vão ser submetidos a reposição com a testosterona exógena.

Enquanto que pacientes que têm o LH baixo, eles podem ser estimulados sem o uso da testosterona, usando outros medicamentos prescritos por especialistas. Esses medicamentos vão subir o LH do paciente e da testosterona, em mais ou menos 20 a 30% – média. Entregarão o resultado e não vão prejudicar a fertilidade, pelo contrário, vão induzir a fertilidade desses pacientes.

Agendar uma consulta com um urologista particular quando um homem pensa em ter um filho pode ser benéfico por várias razões. O urologista é um médico especializado no sistema urinário e no sistema reprodutor masculino, sendo capaz de avaliar, diagnosticar e tratar possíveis problemas relacionados à fertilidade masculina, como o Estímulo do Eixo da Testosterona.

Agendar consulta Agendar check-up