Duplo J, o que você precisa saber

O que é o duplo J? Esse catéter que uso no pós operatório das cirurgias para retirada de cálculos renais. É um catéter que tem o formato de dois J’s. O tamanho costuma ser de 26 centímetros para alcançar da bexiga até o rim, que é a distância média.

É claro que pessoas menores uso duplo J ao redor de 24 centímetros. Duplo J mais moderno tem duas voltas no J, moldando-se a diferentes alturas. Ele é um tubo de silicone que em temperatura ambiente é mais rígido. Tem um “buraquinho” dentro dele, pelo qual se passa um fio transformando em uma estrutura completamente reta quando introduzido.

Quando retiro esse fio, o duplo J volta à posição de repouso, com os dois J’s impedindo que o catéter suba ou que desça espontaneamente.

E o que o catéter causa? O fato de ter um corpo estranho no trato urinário, faz com que gere uma sensação de desconforto. Mas certamente é melhor do que o desconforto de ter um cálculo renal obstruindo.

Quando faço uma cirurgia de urgência, certamente o paciente vai sair melhor da cirurgia do que quando entrou. Quando faço uma cirurgia marcada, o paciente que estava sem dor, no pós operatório prescrevo anti-inflamatório e analgésico para diminuir esse tipo de sintoma e, ao contrário do que muita gente pensa, não dói para retirar.

Posso deixar um fiozinho amarrado no duplo J, exteriorizado pelo pênis ou pela uretra. No consultório em Perdizes, São Paulo, aplico um pouco de Lidocaína no caminho para lubrificar antes de puxar. Normalmente não dói. Dá uma sensação de desconforto, mas não é dolorosa, não requer anestesia. Claro que se não deixar o fio para fora, o paciente vai precisar de anestesia, porque vai ter que entrar com a câmera para enxergar o duplo J.

Respondendo às perguntas que fizeram sobre o catéter para as cirurgias de cálculo renal. Qual o tamanho? O catéter tem entre 24 a 26 centímetros por 2 milímetros de diâmetro. Ele é de silicone, um pouquinho mais mole na temperatura corpórea. Duplo J pode provocar um pouco de cólica, desconforto.

Uma dica para quem tem duplo J. Não faça força para urinar quando estiver usando o duplo J. O mecanismo anti-refluxo, a válvula que temos na bexiga, não vai funcionar. Como tem o o catéter passando por ela, vai voltar a urina para o rim e se você fizer força, vai acabar jogando urina para cima e pode dar cólica ao fazer xixi. Então, se você está com o catéter, o ideal é sentar e não forçar para urinar.

Agende consulta com o urologista particular no bairro de Perdizes, em São Paulo.