< LER OUTRAS PERGUNTAS

Dor na Uretra – Causas e Tratamentos

dor na uretra

O urologista particular Julio Bissoli fala sobre a dor perineal crônica.

Temos que entender que a pelve é um órgão compacto, ou melhor uma região compacta, que contém vários órgãos, cuja inervação vai para o mesmo nervo na raiz terceira sacral. O cérebro tem muita dificuldade em especificar qual órgão está imitindo o sinal de dor.

Estamos falando do Reto, do Ânus, do Períneo, da Uretra, falando da Próstata – se for homem, da Bexiga e da face interna da coxa. Todas essa regiões, no caso do homem, o o Escroto, são comandados pela mesma região de nervos na coluna e no cérebro, consequentemente. Alguns pacientes, tem dor na Uretra, mas de origem em outro órgão.

A enervação pélvica é toda intrincada. Não é como a pele, que você fecha os olhos e sabe direitinho onde está tocando. O períneo é compacto e tem órgãos muito apertados, os nervos da região vem da região sacral e se intercomunicam.



Como diagnosticar as causas da dor na uretra?

Normalmente esses pacientes tem que ser investigados com exames pélvicos, para procurar alguma alteração, desde um cálculo renal, um tumor, algumas alteração no testículo, uma varicocele, um alteração na bexiga, alguma hiperatividade na bexiga ou dificuldade miccional por qualquer razão. A dor uretral pode ser oriunda de outros órgãos a não ser a uretra.

As causas da dor na uretra são inúmeras. Para simplificar, uma das causas prováveis é a infecção urinária. Caso o paciente colha a urina e não identifique problemas urinários associados, outras possíveis causas serão analisadas.

A investigação continua na coluna (hérnia de disco), alterações ou tumores dentro da parede abdominal, cálculo renal e alterações de funcionamentos, seja do intestino ou da bexiga. Hiperatividades tanto na vesícula quanto na musculatura do reto, podem causar dor. No caso do homem, descartamos também a varicocele. Essa dor testicular pode irradiar em outros órgãos da região.

Assista ao vídeo em que o urologista Julio Bissoli comenta sobre as dores na uretra.



Mas a dor pode vir da própria uretra. Pensamos em doenças específicas da uretra, nos casos das mulheres, pode ser infeção das glândulas parauretrais – são duas glândulas em volta da uretra que soltam secreções fisiológicas, que é normal, mas podem inflamar. Essas glândulas podem ser a origem da dor uretral.

O divertículo, um mínimo apêndice nascendo do lado da uretra pode também ser a origem da dor uretral, cálculos urinários que por qualquer motivo tenham passado pelos rins e enroscado por qualquer razão na uretra. O estreitamento da uretra, regiões de cicatriz seja por acidente, gonorreia ou inflamação no tecido uretra, tem que ser descartado com exames específicos ou em última estância, olhar com a câmera dentro da uretra para ver se ela tem o aspecto normal. HPV também é uma possibilidade, é mais raro, mas é possível e a gente tem que descartar sempre, uma verruga crescendo dentro da uretra.

Síndrome de dor uretral, pode ser qualquer origem pélvica ou específica da uretra, tem que investigada as duas coisas para ter um diagnóstico preciso. Infelizmente, um grupo de pacientes não terão um diagnóstico específico e serão tratados como dor crônica. Nestes casos, entram no capítulo parecido com fibromialgia.

Basicamente, agende sua consulta no urologista para além dos exames necessários, identificar fatores de melhora ou piora, se ela é longa, se atinge intensidade nota 10. Em resumo, converse com o urologista sobre a Dor na Uretra.

Agendar consulta Agendar check-up