< LER OUTRAS PERGUNTAS

Como é o exame de próstata? Urologista explica

Recebi alguns questionamentos de como é o exame de próstata durante a consulta com o urologista. Primeiro, vamos entender que a próstata – do tamanho de uma noz – é o órgão responsável pela produção do esperma, aquele líquido branco seminal. A próstata e a vesícula seminal estão abaixo da bexiga e logo acima do reto, no final do intestino grosso. A distância é de aproximadamente seis centímetros para que o médico possa sentir o assoalho da próstata.

Durante a consulta urológica aqui em São Paulo, com o dedo, entro pelo ânus para sentir na ponta do dedo a consistência da próstata, o que leva apenas segundos. Nesses segundos, consigo perceber se tem alguma alteração que sugira algum caroço ou pedrinha. Essa diferença de consistência vai chamar a atenção para uma maior investigação sobre o câncer de próstata.

Como é o exame de próstata?

O câncer de próstata é o mais comum nos homens e a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina, depois do de pulmão. A American Cancer Society estima que cerca de 1 em cada 7 homens será diagnosticado com tumor de próstata durante a vida. Mais de três milhões de homens nos Estados Unidos vivem com este tumor.



Existem duas possibilidades principais neste tipo de tumor:

– Localizado: O tumor está confinado à glândula prostática. Este é o tipo mais comum, sendo responsável por cerca de 80% de todos os casos.

– Avançado: O tumor propagou-se para além da glândula prostática para outras partes do corpo, tais como os ossos.

O tumor na próstata é normalmente de crescimento lento, o que significa que pode levar muitos anos a chegar a um ponto em que cause sintomas ou afete a saúde de um homem. No entanto, há alguns homens que irão desenvolver sintomas como:

– Sensação de dor ou ardor durante a micção.

– Dificuldade para começar a urinar.

– Fluxo urinário fraco ou interrompido.

– Sangue na urina ou no semen.

Então, respondendo a pergunta de como é o exame de próstata, basicamente, é feito em segundos e não dói. O exame é realizado com o paciente deitado com os joelhos próximos do peito ou com o paciente em pé, apoiando os cotovelos sobre a mesa no consultório.

Importante salientar que o exame tem duração de até 3 segundos. Com esse pequeno gesto, o médico urologista é capaz de detectar o tumor e dar seguimento para o tratamento com a doença ainda em estágio inicial.

Deixe de lado o preconceito e cuide de você!

Agendar consulta Agendar check-up