< LER OUTRAS PERGUNTAS

Cirurgia do câncer de próstata gera impotência?

O diagnóstico de câncer de próstata é angustiante para qualquer homem, e junto com essa preocupação, surgem muitas dúvidas sobre o tratamento, principalmente quando este envolve a cirurgia radical de próstata. Uma das maiores inquietações é: “Cirurgia do câncer de próstata gera impotência?” É essencial esclarecer todas as nuances associadas ao procedimento e suas possíveis consequências.

Quando falamos da cirurgia para tratar o câncer de próstata, estamos nos referindo à prostatectomia radical, um procedimento que remove completamente a próstata e, em alguns casos, os tecidos adjacentes. Independentemente de ser realizada por via robótica ou métodos tradicionais, a cirurgia tem seus riscos e benefícios.

A próstata está intimamente associada aos nervos responsáveis pela ereção. Mesmo nas cirurgias em que se busca a preservação destes nervos, há risco de dano, seja por estiramento, inflamação ou trauma direto. Isso significa que mesmo quando os nervos não são cortados, a função erétil pode ser afetada.

Além disso, a prostatectomia radical causa uma disfunção ejaculatória – após a cirurgia, o homem não ejaculará mais, mesmo mantendo o orgasmo. Embora a sensação orgasmática permaneça, a ausência de ejaculação pode ser estranha para alguns homens e afetar sua percepção de intimidade.

Cirurgia de Câncer de Próstata e Impotência

Técnicas modernas e preservação da função erétil

Com a introdução da cirurgia robótica, tornou-se possível melhorar a precisão durante a cirurgia, minimizando os danos aos tecidos circundantes. Isso pode aumentar a chance de preservação da função erétil em certos casos. No entanto, vale ressaltar que a recuperação da função erétil após a cirurgia depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a qualidade da função erétil antes da cirurgia e o estágio do câncer.

A cirurgia e o diagnóstico de câncer podem ter um forte impacto psicológico. A ansiedade, o estresse e a preocupação com o futuro podem, por si só, contribuir para problemas de função erétil. Assim, mesmo quando os nervos são preservados, alguns homens podem experimentar impotência devido a fatores psicológicos.

Sim, a cirurgia do câncer de próstata pode levar à impotência, e é vital que os pacientes estejam cientes desse risco. No entanto, cada caso é único, e a decisão sobre o tratamento deve ser tomada considerando todos os aspectos, tanto físicos quanto emocionais.

Aqui, priorizo a transparência e o cuidado com o paciente. Juntos, avaliamos todas as opções, riscos e benefícios, garantindo que cada paciente tome a melhor decisão para sua saúde e qualidade de vida. Espero que tenha respondido a pergunta se a Cirurgia do câncer de próstata gera impotência.

Agendar consulta Agendar check-up