Causas e Tratamentos da Ejaculação Precoce

Tratamentos da Ejaculação Precoce

Ejaculação precoce é um problema que assusta muitos homens… de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a ejaculação precoce atinge um em cada quatro brasileiros. Essa estatística pode ser ainda pior pela resistência dos homens em buscar ajuda, por vergonha e dificuldade dos médicos em abordar o assunto.

As principais causas da ejaculação precoce passam pelos problemas emocionais – como ansiedade e depressão – e questões genéticas como doenças na próstata, diabetes e hipertireoidismo.

Como reconhecer que tenho Ejaculação Precoce?

O diagnóstico da ejaculação precoce passam por alguns fatores:

1 – Recorrência da ejaculação antes ou perto de um minuto;

2 – Não conseguir atrasar a ejaculação;

3 – Sintomas como frustração, tristeza e até evitar a intimidade sexual.

O estresse produz ansiedade, importante fator desencadeante da ejaculação precoce, pois aciona a liberação de hormônios que diminuem o fluxo sanguíneo para as superfícies do corpo e e até causando diminuição do interesse sexual.

Tratamentos da Ejaculação Precoce

Os tratamentos da ejaculação precoce devem seguir uma abordagem multidisciplinar e integrada que envolva o tratamento psicológico e medicamentoso. Para o tratamento medicamentoso, podem ser usados inibidores seletivos de recaptação de serotonina, além de gel anestésico tópico, produzindo uma anestesia local. No entanto, podem causar efeitos colaterais. Por isso sempre procure uma orientação do urologista.

Além disso, é importante que o homem desenvolva novas formas de relaxamento fora do sexo, facilitando posteriormente reproduzir este relaxamento na hora do ato sexual e tendo mais controle da ejaculação.