Resolvi falar sobre o Urolift no Brasil – tecnologia aprovada pelo FDA nos Estados Unidos -, para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata. Chegando no Brasil agora, tem gerado muitas dúvidas sobre a eficácia e como funciona.
O que é o Urolift?
Ele é basicamente um grampeador, uma série de mini grampos que são colocados na próstata para comprimir a parede da próstata e aumentar o calibre da Uretra.
Como funciona o Urolift?
Entra com uma câmera na próstata, comprime a próstata pela lateral e dispara o grampo, isso é feito em meio segundo, é um tiro, essa agulha mede 3,3 cm, de onde vem a limitação do procedimento. Próstata de diâmetro maior que do 6 a 6,5 cm não são candidatas para esse tipo de tratamento.
Nos Estados Unidos, o Urolift foi aprovado para próstatas de abaixo de 80 gramas, atualmente já foi extendido para próstata abaixo de 100 gramas. Basicamente, é um procedimento simples do ponto de vista técnico, grampeia a próstata com esses mini grampos, geralmente usam-se 4, e tem a possibilidade de ter o calibre da uretra aberto, sem grandes necessidades de cirurgia.
Nos Estados Unidos é feito com anestesia local, aqui no Brasil, inicialmente com sedação em centro cirúrgico, por uma questão de conforto.
O Urolift proporciona o alívio dos sintomas, sem necessidade de cirurgia, isso seria considerado uma endoscopia apenas.
Além da limitação de tamanho, as próstatas teriam que ser abaixo de 100 gramas, existe a questão do lóbulo médio, que é um pedacinho de próstata que cresce atrás, essa técnica só é boa para lóbulos laterais, pela própria forma como ela é feita, e também a questão do uso de anticoagulantes, uso de medicações que afinam o sangue, teriam que ser suspensas após o procedimento.
Como é um procedimento que a ANS – Agência Nacional de Saúde – acabou de regulamentar no Brasil, ainda não é coberto pelas operadoras de saúde. Cada grampo do Urolift deve custar aproximadamente 4 mil reais. Com o tempo, esses custos certamente vão diminuir.
Para saber mais sobre o Urolift no Brasil, agende consulta presencial ou por telemedicina com o Dr. Julio Bissoli.
Agendar consulta
Agendar check-up